Hoje em dia se fabricam bandoneões novos sob encomenda na Alemanha, na Bélgica, na Itália e na Argentina.
Na Alemanha a produção é feita pelos luthiers Klaus Gutjahr, Uwe Hartenhauer, Robert Walschläger e pela Bandoneon & ConcertinaFabrik.
Concertina & Bandoneonfabrik
Os instrumentos da Bandonion & ConcertinaFabrik, estéticamente, são quase réplicas dos AA. A fábrica intitula-se a sucessora dos AA. Michel Zisman, Fábio Furia, Victor Villena e outros usam instrumentos desta fábrica.
Eis como soa um bandoneón da Bandonionfabrik
http://www.youtube.com/watch?v=1DjE6Q20Qgs
Klaus Gutjahr
Os instrumentos de Klaus Gutjahr são inovadores em muitas coisas: não têm filetes de contorno nem meias-canas. O fole é como de um acordeon, com cantoneiras cobertas pelo debrum. Teclado simétrico. Alguns botões estão em posição distinta (foto) mas não afetam a execução. As casinhas dos botões tem feltro lateral que diminui em muito o barulho que estes produzem ao bater na madeira. Usa parafusos normais em vez de borboletas. É um instrumento muito potente e de alto rendimento, porém o timbre não é o adequado ao tango. Serve muito bem para a música alemã e, quem sabe, o chamamé. (em breve haverá um review deste instrumento)
Nesse video podemos ver Klaus Gutjahr tocando um bandoneon produzido por ele.
Uwe Hartenhauer
Os instrumentos de Uwe Hartenhauer são estéticamente tradicionais, não inovadores como os de Gutjahr. São instrumentos de alto rendimento, peoduzidos com chapas tchecas. Victor Hugo Villena, Alexander Mitenev e Julian Rowlands usam estes instrumentos.
Aqui pode-se ver como soa um Hartenhauer nas mãos de Alexander Mitenev.
Harry Geuns
Na Bélgica a produção é feita pelo luthier Harry Geuns.
Além de bandoneões, Geuns fabrica uma série de instrumentos de palhetas livres como concertinas e outros... Geuns também fabrica bandoneões com palhetas em chapas avulsas além de instrumentos com as tradicionais chapas inteiriças.
Aqui pode-se ouvir como soa um Harry Geuns.
Na Argentina, a produção ainda é incipiente e está nas mãos dos luthiers Vicente Toscano, Baltazar Estol, Oscar Fischer e Ángel Zullo.
Vicente Toscano fabrica o Modelo T. Toscano faz também as chapas e as palhetas do instrumento na sua oficina.
Vídeo do Modelo T
Baltazar Estol fabrica os modelo Típico utilizando chapas tchecas.
Vídeo do Modelo Típico
Oscar Fischer, da Casa del Bandoneón, fabrica el modelo Fischer utilizando chapas tchecas.
Vídeo do Modelo Fischer
Ángel Zullo fabrica o modelo AZ com chapas produzidas em sua oficina.
Vídeo do modelo AZ.
Na Itália, há várias fábricas de acordeon que produzem bandoneon, como Pigini, Victoria, Brandoni, Baro, etc... Nenhuma delas tem tradição na fabricação do instrumento.
Abaixo seguem fotos de um Brandoni e de um Pigini.
Aqui pode-se ouvir como soa um Pigini.
E aqui pode-se ouvir como soa um bandoneon Victoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário