quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Review do VIII Encontro de Bandoneonistas de Passo Fundo

O VIII Encontro de Bandoneonistas de Passo Fundo, organizado pelo sr. Plínio Mena Barreto e a Prefeitura Municipal foi um belo evento, lotando as cadeiras do teatro do Colégio Notre Damme.

Como sempre, os músicos foram recebidos com muita hospitalidade. Todos foram acomodados no Turis Hotel, onde se deu a tertúlia antes do Encontro.

Houve belas apresentações de bandoneonistas gaúchos, catarinenses e argentinos.
Merecem destaque as apresentações de Mano Monteiro, Márcio Brosowsky, Rodrigo Kienen, Ervino Sulzbach, João Henriques, João Lacerda, dentre outros.

Como já é tradicional, contou-se com a presença e apresentação da empolgante Orquesta Típica Fernando Cassiet, amigos argentinos que costumam prestigiar este e outros encontros no Brasil.

O ponto alto do Encontro foi a presença de Agustina Taborda, uma linda moça argentina que, dentre outras obras, interpretou Bandola Zurdo, música de nível técnico bastante elevado.

Outro ponto alto deste Encontro foi a presença dos idealizadores e organizadores do Primer Encuentro Nacional de Bandoneones "Ciudad de Rafaela", província de Santa Fé, AR.

Após o encontro, os participantes confraternizaram em um churrasco ao som dos músicos que se revezavam no palco do evento.

Duas ausências são dignas de menção:
João Alberto Berthier Vieira (Betinho), idealizador do Encontro de Bandoneonistas de Caxias do Sul, não participou desta edição do encontro por problemas de saúde.
Max Dockhorn, colecionador e grande impulsor da cultura do bandoneón na região de Três Passos - RS veio a falecer algumas semanas antes do Encontro.

Um comentário:

  1. Buenas gauchada, com tristeza não pude comparecer na VIII edição do encontro, no qual estive nas duas edições anteriores, por indiponobilidade de tempo, mas fiquem todos os colegas bandoneonistas, amigos e admiradores do bandoneon com um fraternal abraço!
    Evandro Gomes, Caçapava do Sul/RS

    ResponderExcluir