quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bandoneón Sistema Einheits - Einheitsbandonion

O sistema Einheits foi criado na Alemanha por uma comissão em 1924 com o intuito de unificar os diferentes sistemas (layouts) existentes de digitação para facilitar a publicação de partituras e o ensino do instrumento. É uma evolução do sistema Rheinische.

El sistema Einheits fué creado en Alemania por una comisión en 1924 con el afán de unificar los diferentes sistemas existentes de digitación para que se facilitara la publicación de partituras y la enseñanza del instrumento. És una evolución del sstema Rheinische.

Sua criação foi posterior à popularização do sistema Rheinische no Prata e por isso não se popularizou por aqui. Na Alemanha/Europa é o sistema mais popular.

Su creacíón fué posterior a la popularización del sistema Rheinische (registros renanos) en el Plata y por eso no se hizo popular por aqui. En Alemania/Europa ese sistema es el más popular.


O sistema Einheits, bissonoro como o Rheinische, é composto de 72 botões (144 tons), sendo 35 botões na mão esquerda e 37 na mão direita.

El sistema Einheits, bisonoro como el Rheinische, tiene 72 botones (144 voces), siendo 35 botones en la mano izquierda y 37 en la mano derecha.

A digitação da mão direita é muito parecida à do Rheinische tonlage, não sendo obstáculo a qualquer músico que toque este sistema. Já a mão esquerda apresenta o centro muito parecido enquano a periferia do teclado difere para facilitar o legato nos graves.

La digitación de la mano derecha é muy parecida a la del sistema Rheinische. Uno que toque el Rheinische no tendrá problemas con eso. Con todo, la mano izquierda presenta el "meollo" casi ideéntico mientras la periferia del teclado es distinta para facilitar la digitación e los graves.

Abaixo segue uma tabela com o layout do Einheitsbandonion 144 tons (em breve) e também fotos de um AA Einheitsbandonion com chapas de alumínio.

Abajo hay una tabla con la notación del Einheitsbandonion 144 tonos (todavia no la subí) y también unas fotos de un AA Einhietsbandonion con peines de alumínio.

Mão direita / Mano Derecha






Mão esquerda / Mano Izquierda


3 comentários:

  1. O lado da mão esquerda desse bandoneon me "desanimou"!!! Encontrei esse modelo por 1500 dólares no e-bay, porém tenho medo de pegar um sistema argentino, e estranhar depois, haja visto que pelo que entendi a mão esquerda difere muito do "tonlage"! Como sou gaiteiro, (teclas e botões no sistema "B" escala russa) penso que devo esperar e comprar um bandoneon do sistema argentino, 38 na direita e 33 na esquerda, até por uma questão de facilidade em vídeo aulas para os bandoneon do sistema ". "argentino". É duro ter de esperar! Mas noto uma diferença quase "abismal" de preço pra bandoneon do sistema Einheits, se comparados aos Rheinische Tonlage! Por que será que isso ocorre meu Deus do céu?!? Forte abraço Amigão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia dizer onde encontrou video aulas para bandoneon que citou?

      Excluir
  2. É duro saber que uma máquina em terceira de voz, mesmo sendo da renomada marca AA, sendo vendidos muito mais baratos, (com muito maior numero de vozes "palhetas") maquina e caixa de ressonancia bem maior e mais pesada que os BANDONEONS do modelo "argentinos" que sendo estes últimos construídos com menos madeira, caixa de ressonância menor, menor gasto com palhetas e consequente menos número de "peines", acaba custando muito mais caro, sendo o "coqueluxe" de todo "FUELLISTA"!!! E como se um accordeon em segunda de voz, com duas otás à menos, custasse bem mais do que um accordeon em terça! É uma injustiça isso! Mas fazer o que?!?

    ResponderExcluir